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Por Administradores.com em | 21.06.2018 às 09h45

Cinco competências fundamentais de administradores de sucesso

Cinco competências fundamentais de administradores de sucesso

Não existe uma receita mágica para ser um bom administrador. Nem todas as práticas de Administração são perfeitamente universais e garantem boa gestão em qualquer empresa. É certo que o sucesso requer estudo e experiência, mas, muitas vezes, ele também está aliado a algumas competências essenciais do administrador. Confira cinco competências fundamentais de administradores de sucesso:

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1. Ter visão ampla.

Muitos especialistas defendem que o bom administrador é aquele que, em uma organização, emprega a visão holística: em vez de enxergar cada área da empresa e seus pontos fracos e fortes, o administrador enxerga o todo, mantendo sempre em mente que a saúde do negócio depende de um bom funcionamento de todas as áreas em conjunto. 

2. Saber tomar decisões difíceis.

Por maior que seja o planejamento em uma organização, algumas coisas darão errado. Problemas sempre irão existir, sejam eles internos, referentes ao funcionamento da empresa, ou externos, que são ainda mais comuns e que estão além do controle da Administração. Em situações difíceis, saber tomar boas decisões faz a diferença para a sobrevivência de qualquer negócio, e o caminho nem sempre é claro ou fácil. É neste momento que entra a capacidade de um bom administrador de escolher a ação mais sensata. 

3. Aprender com os erros.

Nada de culpar os outros ou de lamentações exageradas. Um bom administrador, quando erra, é capaz de enxergar o erro como uma chance de aprendizado. Ele sabe que os erros garantem a evolução e sabe como tirar, de uma situação ruim, as lições necessárias para que melhorias sejam alcançadas. 

4. Saber negociar.

Para alcançar os melhores resultados, saber negociar é fundamental. A negociação é algo que está presente, diariamente, na rotina de qualquer negócio. E aqui não nos referimos apenas à busca da melhor solução para os seus interesses, mas também a um acordo que possa ser favorável para todas as partes. Saber encontrar o equilíbrio na hora de lidar com o outro e expor suas demandas é uma competência que nem todos possuem. 

5. Saber se relacionar com as pessoas.

Seja em relação aos seus colegas, parceiros de negócios ou clientes, o administrador precisa lembrar que, para ter sucesso, é preciso cultivar bons relacionamentos. Nas organizações modernas, as pessoas são os ativos mais importantes. Saber se relacionar envolve empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e buscar compreender suas motivações e demandas. Para líderes, é essencial ter a capacidade de estabelecer relações de confiança e respeito com todos de sua equipe.

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