Pela primeira vez no tradicional ranking de MBAs executivos do Financial Times, um curso oferecido na China continental foi considerado o melhor do mundo.
O programa da Tsinghua University, feito em parceria com a Insead, ficou em primeiro lugar na lista de 100 melhores MBAs do jornal britânico, divulgado nesta semana.
O curso é oferecido em quatro países: China, Singapura, França e Emirados Árabes Unidos.
Pelo quarto ano consecutivo, os cinco primeiros lugares do ranking são ocupados pelos mesmos programas intercontinentais - só mudaram as posições.
Para chegar aos resultados, o jornal fez duas pesquisas online: uma com as escolas participantes e outra com ex-alunos graduados em 2012. Foram avaliados fatores como diversidade do corpo docente e alcance internacional do programa, além de progresso na carreira e aumento salarial após o curso.
Brasil na lista
Dos 100 melhores MBAs executivos listados pelo FT, três são oferecidos no Brasil.
Na 34ª posição está o OneMBA, curso mantido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Brasil em parceria com México, China, Holanda e Estados Unidos.
Também aparece o programa da University of Pittsburgh no Brasil, nos Estados Unidos e na República Tcheca, em 51º lugar.
Já na 95º posição está o MBA exclusivamente brasileiro da Coppead/UFRJ (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro).