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Entrevista por Competências

“…Sucessos passados são fortes indicadores de sucessos futuros…”
O principal objetivo da entrevista por competência é predizer, com maior probabilidade, um bom desempenho no trabalho. Para isso, se busca no passado do candidato evidências de como agiu em situações críticas ou desestruturadas. Utiliza se de comportamentos passados para prever comportamentos futuros. Busca-se exemplos específicos. Avalia-se o que de fato o candidato fez e não o que faria em determinada situação.

Benefícios da Técnica para a Empresa
• As empresas avaliam por competências e podem, já no processo de contratação, propor planos de desenvolvimento para o novo colaborador;
• Todos na Organização passam a falar a mesma linguagem e o processo integra tanto a Seleção como o Desenvolvimento;
• Facilita comparação entre os candidatos;
• Clareza do que se quer investigar;
• Ajuda o candidato a dar respostas concretas e diretas (evita que o candidato “enrole”);
• Garante evidências sobre as competências.

Como se prepraramos uma Entrevista por Competências?
Focamos em pontos estrategicos
Uma Situação que o você enfrentou;
Qual foi a Ação que realizou;
Quais os Resultados ou mudanças causadas pela ação;
Esteja preparado para fazer uma retrospectiva do passado;
Crie um diálogo original da situação que está contando;
Apresente respostas espontâneas (e não clichês já elaborados);
Seja honesto e transparente em relação aos seus pensamentos e sentimentos que estão por trás das ações.
Alguns exemplos de Competências que podem ser utilizados num processo de entrevista e seleção e você deve estar preparado para responder:
Liderança 
Foco no Cliente
Orientação para o Time
Orientação para Resultados

Uma vez que a empresa já tenha definido as Competências a serem utilizadas, é importante que você saiba identificar alguns indicadores que compõe uma determinada Competência como segue:

LIDERANÇA
Indicadores : 
• Comunica uma direção clara para os outros;
• Motiva os outros para atingir resultados via inspiração e encorajamento;
• Reconhece o presente, vislumbra o futuro e desenvolve estratégias para chegar lá.
Você poderá receber um pedido como este:
• Descreva uma situação em que você teve que liderar um projeto com pares ou pessoas que não se reportavam a você.
• Pense num momento em que teve que gerenciar uma situação de crise em que requeria ajuda de outras pessoas.

FOCO NO CLIENTE
Indicadores:
• Reconhece claramente os clientes chave e o impacto deles nos negócios;
• Trata os clientes como parceiros dos negócios;
• Identifica, compreende e responde apropriadamente às necessidades dos clientes.
Você poderá ser questionado sobre: 
• Qual foi o mais bem-sucedido relacionamento que você já teve com um cliente?
• Conte-me a situação mais difícil que você já teve com um cliente.
• Descreva uma situação em que você teve que ir além do esperado para conseguir o que o cliente queria.

ORIENTAÇÃO PARA O TIME
Indicadores:
• Apoia as metas do time e aceita responsabilidade pessoal pelas ações do time;
• Coloca o interesse do grupo à frente do seu;
• Constrói o consenso, compartilhando inputs e ideias e estimulando a participação de todos.
Você poderá ser perguntado sobre:
• Fale sobre o melhor exemplo de um trabalho de time em que você era um dos membros? Qual o seu papel?
• Que skills e competências você traz para situações em grupo? Dê exemplos onde esses skills apareceram.
• Qual foi seu maior desafio trabalhando em grupo?

ORIENTAÇÃO PARA O RESULTADO
Indicadores:
• Tem iniciativa para fazer as coisas acontecerem;
• Assume riscos calculados;
• Persistente em atingir resultados;
Você poderá ser questionado sobre: 
• Dê-me um exemplo de um projeto que você começou no seu último trabalho sem ser de sua responsabilidade;
• Conte uma situação onde você teve que fazer esforço extra para atender a uma emergência;
• Quais foram os maiores resultados que alcançou no seu último trabalho?

Da mesma forma que as empresas utilizam o modelo de Competências para entrevistar candidatos, também podem e até deve ser usado o mesmo modelo para avaliar os Comportamentos. Existe uma máxima em RH que é a seguinte: “Contratamos por Competência e demitimos por Comportamento”....
Num processo de entrevista a um emprego, a pessoa deve procurar conhecer a empresa e a função para a qual está se candidatando, através de pesquisa pela internet, conversas com amigos, etc. Quanto mais informações se tiver, mais fácil o preparo para a entrevista.

As respostas às perguntas formuladas devem ser objetivas, claras e sucintas. Nada de contar “história de guerra” para responder as perguntas do entrevistador. Quanto mais objetiva e direta for a resposta, tanto melhor. Lembre que você está “vendendo o seu peixe” para um potencial comprador, portanto, quanto melhor for a exposição, a objetividade e o despertar interesse na outra parte tanto melhor.

Outro ponto importante num processo de entrevista, é manter a calma, controlar a ansiedade. Não é fácil fazer isso especialmente num momento que a pessoa está desempregada e precisando muito de um novo emprego. De qualquer forma tente relaxar, respirar fundo, pois isso o ajudará no processo de comunicação e empatia com o entrevistador. A ansiedade em demasia passa para o entrevistador uma impressão de que a pessoa está insegura, ou que não suportará a pressão do trabalho.