Chess Human Resources

Chess nas Redes Sociais:

linkdien youtube rss

Blog

gmais
Por administradores.com.br em | 07.11.2015 às 09h07

Inteligência emocional: como lidar com emoções difíceis

Inteligência emocional: como lidar com emoções difíceis

Empregadores escolhem, frequentemente três vezes mais, pessoas com inteligência emocional a pessoas com habilidades técnicas. Por isso, o controle das emoções, autoconsciência e a capacidade de se motivar são temas muito importantes que devem ser considerados. Neste artigo você encontrará uma descrição do que é emoção e 8 técnicas para lidar com emoções difíceis.

Nervosismo não te dá acesso a todos recursos.

O nervosismo pode fazer com que você não se lembre de algo durante um exame e você sai dele decepcionado. Ou em uma entrevista de trabalho você treme tanto que cria uma impressão negativa ao seu potencial chefe. Ou tem de ter uma conversa séria com seu parceiro e por alguma razão adia, procrastinando, mas na verdade está fugindo do medo que está sentindo. Ou está numa situação muito comum, quando seu computador deixa de responder, e você, em vez de respirar fundo e usar o botão do lado para desligar e voltar a ligá-lo, bate no teclado, o que não ajuda nem o computador, nem você, nem seu ambiente. Por isso, vale a pena saber como lidar com emoções difíceis, como o nervosismo, que é uma emoção.

Emoções e necessidades fisiológicas.

Se estiver com fome, isso não é uma emoção, mas uma sensação fisiológica que faz parte do seu material genético. Você precisa sentir fome para poder satisfazer certas necessidades e para seu corpo sobreviver. Sem fome não teria motivação para comer. Mas, se estiver com fome e por alguma razão não pode comer, seja por falta de tempo ou por você não ter organizado previamente acesso a comida, poderá ficar zangado e frustrado. Frustração é emoção que foi resultado de uma necessidade fisiológica, portanto, você precisa saber distinguir emoções das necessidades fisiológicas.

Emoção consiste na interpretação de pensamentos que desencadeiam em reações no corpo.

Emoção é uma reação do corpo ligada a um pensamento. Emoção é fato. Se alguém disser que está sentindo algo, por exemplo, orgulho, tristeza ou desejo, com certeza estará descrevendo algo que é sua experiência. Porém, os pensamentos que causam a existência de uma emoção já não são fatos e podem ser interpretados. Cada emoção depende do impulso que a cria. Se não houver uma interpretação de nossa mente que diga: “Aranhas são perigosas, deve-se ter medo”, “Turbulência causa medo, deve-se ter pensamentos negativos e entrar no medo”, “Ver alguém atrativo causa desejo, deve-se concentrar na maneira de olhar dum certo modo”, “Estar malvestido na presença de outra causa vergonha” etc.., então, em primeiro lugar, não somos capazes de sentir a emoção e, em segundo lugar, mantê-la.

Emoções não duram para sempre.

Se souber como acelerar esse processo, terá mais controle sobre ele. Não há boas ou más emoções, porque elas são sempre definidas pelo contexto. Dizer que não sentir medo é bom é um erro cognitivo. Alguém está num jardim zoológico, olha para uma jaula com um leão e se sente seguro. A certa altura, a porta da jaula abre e o leão sai. Obviamente, é aconselhável você sentir medo porque assim fugirá depressa e graças a isso talvez possa se salvar. Se não tiver medo do leão, provavelmente estará mais disposto a fazer algo estúpido ou a não fazer nada ou aproximar-se dele e acariciá-lo – assim, talvez perca a mão.

Não há emoções só boas ou só más – o importante são as proporções delas e o contexto em qual são usadas.

Portanto, dizer que medo é mau é errado. Medo é bom em um contexto apropriado, no qual mobiliza, e em uma proporção adequada. Se você for se apresentar em um palco, para apresentar suas capacidades a um certo grupo, então sentir medo do nível, por exemplo, 2 (em uma escala de 1 a 10, onde 1 significa sentir algo e 10 – sentir muito) poderia mobilizá-lo; porém, se o medo ultrapassar 4 ou 5, já para não falar de 6 ou 7, começará a perder o controle sobre seu comportamento. As perguntas relacionadas com o medo são sempre as seguintes: “O que estou sentindo? ”, “Onde é suposto eu aproveitar isto? ”, “Em qual proporção seria mais adequado? ”.

Pergunte a si mesmo: onde, quando, quantas emoções quero sentir?

Quando você fizer isso, tente definir e especificar uma maneira apropriada para a emoção que estiver sentindo. Estou sentindo tristeza, remorso, estou sentido desejo, estou sentindo orgulho, estou sentindo vergonha, estou sentindo entusiasmo. Independentemente do fato de aquilo ser algo positivo ou negativo, naquele momento você já está autoconsciente. Autoconsciência de emoções é fundamental porque, se alguém não souber definir suas emoções, não saberá que está lidando com ela naquele momento. Deve-se evitar absolutamente declarações do tipo: “Estou irritado”. Em vez disso é melhor dizer: “Estou sentindo irritação”.

Não se identifique com emoções, observe-as.

Se você disser: “Estou irritado”, vai programar a entrada das emoções ao nível da personalidade, ao nível da identidade. Na verdade, você está dizendo que eu = emoção. Isso não é verdade, porque você é seu criador: você a cria, você a produz, e, sendo assim, você a está sentindo. É melhor você dizer: “Estou sentindo medo” em vez de: “Estou com medo”.

Só você é responsável por aquilo que está sentindo, mais ninguém.

O segundo elemento é claramente voltar a ter a responsabilidade. Não diga, por exemplo, que o Carlos irritou você. Em vez disso é melhor dizer: “Minha interpretação daquilo que o Carlos tem dito resultou em eu estar sentindo irritação”. Fazendo algo assim, você tomará controle daquilo que sente e não será sujeito das ações de outras pessoas.

Agora vamos às técnicas através das quais você conseguirá lidar com emoções difíceis.

  1. Quando estiver sentindo algo e já o tenha definido, pergunte a si mesmo: “Isto é baseado em fatos? ”

Este é o contexto: está viajando em um avião que está passando por uma zona de turbulência e o avião começa a tremer. Em vez de segurar a poltrona com força – o que não fará com que você pare a turbulência, mas provavelmente lhe causará mais tensão porque contraindo os músculos vai dar sinal ao seu corpo para secretar mais cortisol, o hormônio do estresse, o que vai criar um “perpetuum mobile” de uma emoção negativa – pergunte a si mesmo:“O que estou pensando agora se baseia em fatos? ”. Ou seja: quando você identificar o pensamento, neste caso de medo, está pensando que o avião vai cair, portanto, o que você está pensando é baseado em fatos? É baseado em fatos que o avião vai cair? No momento quando você começar a pensar racionalmente sobre o que está sentindo, terá controle sobre aquilo.

a)     Uma ferramenta efetiva para trabalhar com convicções é a Terapia Racional de Comportamentos.

A ideia de que um avião que está passando por uma zona de turbulência cai não se baseia em fatos. A maioria dos aviões passa por zonas de turbulência e, estatisticamente, muito raramente algum deles cai. Portanto, a pergunta se a ideia é baseada em fatos é fundamental. Quando a fizer, certamente vai ajudar a si mesmo. Você pode também usar uma outra técnica chamada teste da câmera.

b)     Teste da câmera

É uma boa maneira de lidar com memórias difíceis em quais ainda temos algumas emoções negativas.

Imagine a seguinte situação: um menino participa de um espetáculo na escola, infelizmente esquece o texto, fica com vergonha, se sentiu mal, sentiu que estava quase morrendo e naquele momento este acontecimento negativo ficou na sua memória em forma de fobia. Decidiu naquela altura que não voltaria a aparecer em público. Com esta técnica ele pode voltar àquela história para mudar a interpretação do ocorrido e assim mudar a emoção que aquele contexto dispara:

1º passo: Descreva o acontecimento negativo no papel, assim como ficou na sua memória.

Você escreve o texto e depois faz o teste da câmera. Você olha para aquilo como olharia através de uma câmera. Mas ela não vê medo, vê só os fatos, não vê as emoções, a câmera descreve só aquilo que é realidade. O menino faz então o teste da câmera com o texto e fica com o seguinte resultado.

Diz: “Estava quase morrendo...” e pergunta a si mesmo o que a câmera vê. A câmara não verá aquilo, portanto o menino pode riscar aquela parte e assim fica somente com: “Entrei no palco, esqueci o texto, as pessoas estavam me olhando de uma maneira estranha...”.

2º passo: Use o filtro de não-julgamento da câmera com o texto.

A câmera verá as pessoas que estão sendo filmadas de uma maneira estranha? Não, a câmera não consegue ver coisas “estranhas”, porque isto é uma opinião, então o menino risca aquela parte também. No fim, quando ler o texto mais uma vez, ficará com: “Entrei no palco, esqueci o texto, sai do palco”. E esses serão os fatos, fatos não são emocionais, e assim ele conseguirá funcionar facilmente.

  1. Descubra suas convicções

Uma convicção é um julgamento de causa e efeito relacionado com a realidade.

Equilibre convicções com seus opostos.

Por exemplo, uma mulher está pensando: “Se ele como homem me dá flores, certamente quer alguma coisa. Quer me convencer de algo, quer me manipular. ” Quando encontrar uma convicção dessa, encontre instantaneamente seu oposto e pelo menos três exemplos contrários que mostram que o oposto também é verdade. Então se você pensava que ele lhe deu flores para te manipular, agora encontre três provas que ele fez isso para lhe mostrar seu reconhecimento. E lembre-se, por exemplo, de uma situação quando você recebeu flores do seu pai, que não o fizera para te manipular, mas só quis ser simpático. Lembre-se de quando você estava fazendo aniversário e todos lhe trouxeram flores. Usando a técnica apresentada, encontre três exemplos concretos que mudarão sua convicção.  

 

  1. Mude o ambiente

Se você se sentiu mal em uma situação em que estava em uma clínica e sentiu estresse, por exemplo, antes de entrar no consultório de um dentista, é necessário você sair e ir dar um pequeno passeio. A emoção mudará automaticamente.

  1. Mude a posição corporal

Se você estava curvado, deve se endireitar ou até se levantar, fazendo gestos adicionais.

O corpo influencia estados emocionais

Se espreguice. Só o fato de você levantar o queixo para cima do horizonte, esticar os braços, abrir o peito, automaticamente lhe causará mudanças hormonais. Essas ações físicas aumentarão seu nível de testosterona, baixarão o nível de cortisol e você se sentirá melhor.

  1. Mude a entoação da sua voz

Se você estava falando consigo de uma certa maneira e estava com estresse, comece agora, propositadamente, a falar de uma maneira diferente, assim sua reação emocional será completamente diferente. Pode até exagerar para que seu cérebro receba um sinal concreto de que deve mudar de emoção.

 

  1. Respire fundo

Assim você se sentirá presente, no aqui e agora, e conseguirá observar as emoções sem se identificar com elas.

Controlando sua respiração você controla suas emoções

Quando você está andando por sua casa e de repente bate em, por exemplo, uma cômoda, em vez de ranger os dentes respire fundo; assim verá seus músculos relaxarem, voltará a se sentir no aqui e agora e definitivamente sairá das emoções ligadas a histórias relacionadas com o passado ou o futuro.

 

  1. Observe as emoções

Depois de respirar fundo e mudar o ambiente, observe a emoção.

As técnicas de mindfulness (atenção) ensinam a observar emoções sem as julgar.

Imagine que tristeza “entra” e você diz: “Sinto você e é uma visita bem-vinda”. Não entre em tristeza, porque assim iria depender dela, mas também não fuja dela, porque assim o criador da emoção iria fugir da sua criação e isso significaria que uma cadeira feita por um carpinteiro é mais forte do que ele, mas não é verdade. Observe a emoção, deixe ela ser um elemento de si, o que fará com que você fique acostumado a ela. Você pratica o músculo da presença e, em certo momento, fica muito mais forte. Depois de fazer isso, se lembre de no fim usar a técnica Huna.

 

  1. Huna

No momento que uma certa emoção aparecer, feche os olhos e imagine que está trabalhando com ela de uma certa maneira.

Huna oferece muitas técnicas para trabalhar com emoções.

Por exemplo: estou sentindo uma emoção que parece ser um nó na garganta. Como consigo tirá-la? Imagine que, por exemplo, você faz um gesto físico – faça-o mentalmente – e tira o nó da sua garganta, e depois jogue no lixo que está ali perto.

Fazendo algo assim, se sentirá muito melhor, porque começará a trabalhar com suas imagens usando seu corpo. Se você sentir um nó no estômago, pergunte a si mesmo como se deve livrar dele. Sua imaginação lhe dirá o que fazer, esse é o início do relacionamento com a parte mais sútil de você.

Convido-o a usar as técnicas apresentadas. Obviamente, é preciso praticar para as pôr em ação. Lembre-se que depois de fazer algo sistematicamente por mais ou menos duas ou três semanas, um hábito é criado. Só o fato de você ler este texto é um bom começo, pois estimula você cognitivamente para que coloque isso em prática. Já sabe o quê; agora você pode dedicar duas semanas para cada técnica e em alguns meses se tornará muito melhor em relação à autoconsciência e à gestão de suas emoções. O que, no final, fará com que você se sinta incomparavelmente mais feliz.

0 Comentário

Carregar mais...

Deixe seu comentário